Colaboração e solução
Era sábado. Dia incomum de se trabalhar para algumas posições dentro do mercado corporativo. Foi montada uma equipe de contingência para buscar as soluções dos problemas que começaram a aparecer por causa do efeito Covid-19. Todos em home office.
Os problemas estavam só começando. As ideias, mais que bem-vindas, chegando de cada uma das pessoas envolvidas e sendo escutadas por todos do time. A marca pessoal fala mais alto que o crachá representado. Rapidez, eficiência e resiliência.
Inovação e criatividade
Uma empresa de decoração de artigos florais para eventos, exclusivamente física, decide vender para consumidor final, por telefone ou online. Para sobreviver e também para que este consumidor possa ter uma quarentena mais “florida”. Uma cabeleireira deixa de atender seus clientes, mas se dedica a fazer vídeos tutoriais para ensinar as pessoas a “se virarem” neste período sem ela, mas sempre se lembrando dela. A marca pessoal sendo consistente. Rapidez, eficiência e resiliência.
Empatia e agilidade
Profissionais liberais cedem suas agendas para ajudar de forma gratuita, ou com descontos em seus serviços, pessoas que neste momento precisam de ajuda médica, exercício físico, mentorias, consultorias, entre outros. Suas marcas pessoais passam a ser mais divulgadas e conhecidas por outras pessoas. A marca pessoal recebendo reconhecimento e indicação. E de novo: rapidez, eficiência e resiliência.
Percebe que o trabalho de cada um destes exemplos vai além do que eles faziam? Que suas competências e habilidades se destacam?
Clareza do papel de cada um, esforço em buscar soluções e servir para ser lembrado. Genuinamente.
E isto cabe a cada indivíduo, a cada gestor e a cada empresa.
A crise e seus efeitos
Época de crise é difícil, mas também é dela que muitas oportunidades nascem. Porém é preciso rapidez, eficiência e resiliência.
Já dizia Steve Jobs: “ Vamos inventar o amanhã em vez de ficar nos preocupando com o que aconteceu ontem.”
Os efeitos da crise são a grande preocupação de todos. Para alguns já está aparecendo, para outros ainda há um respiro. Ela poderá ser apenas um vento forte para alguns, mas também um furacão para outros. Não temos como prever tamanho, nem como controlá-la. A única alternativa, e essencial para este momento, é inovar e criar saídas para o presente. E só assim tentar minimizar efeitos ruins para o futuro.
O que se prevê: demissões e fechamento de empresas. O que talvez ainda não se saiba: quem são os profissionais fora da curva, que com uma marca pessoal bem gerenciada irão se destacar. Porque são eles os rápidos, eficientes e resilientes. Que trazem a solução, que se desdobram para ser inovadores, criativos, executores e prontos para mudar a rota, sempre que possível.
E acredite: eles existem! Esses exemplos acima são reais. Pessoas de verdade de empresas que funcionam.
Ah, mas e se meu líder ou a empresa que eu trabalho não me dá alternativas ou ferramentas para fazer o meu trabalho? Pegue a responsabilidade para você. E vá até onde você consegue ir. Faça o que tem que ser feito, e se possível vá além, dentro do que você é capaz.
E assim como bons profissionais se sobressaem nestes momentos, empresas boas também aparecem com suas práticas exemplares. E se a sua não corresponde, da forma como você espera, está na hora de repensar se a cultura da companhia e seus valores estão de acordo.
E afinal, o que é esperado de funcionários e líderes neste momento?
Tudo isso que você já leu acima. E muita rapidez, eficiência e resiliência.
Comments