top of page

A importância do Marketing Pessoal nas redes sociais em tempos de quarentena

Foto do escritor: Cinthia AlmeidaCinthia Almeida

O mundo se tornou digital, quase que 100%, da noite para o dia. O caminho já era percorrido há alguns anos. E de repente todos se viram voltados para o contato, tão e somente, digital. 


Aquela reunião com stakeholders, a entrevista de emprego, a apresentação do seu negócio mudou de plataforma. 


O olho no olho foi trocado pelo tela por tela. 


Mas quem foi treinado para migrar totalmente a presença da Marca Pessoal do offline para o online? Ninguém.


Para entender melhor os termos, primeiro vou explicar a diferença entre Personal Branding e Marketing Pessoal.


O que é Personal Branding e o que é Marketing Pessoal

Personal Branding é a gestão ou gerenciamento da Marca Pessoal. E Marca Pessoal é o nosso nome. Sou eu. É você. É o que nós construímos ao longo da nossa jornada de vida. Nós não construímos Marca Pessoal, nós construímos histórias ao longo da nossa vida e são estas histórias que moldam a nossa marca pessoal. 


A Marca Pessoal é composta pelos nossos valores, nossa essência, nossos objetivos, nossa missão e nossa visão.


O gerenciamento da Marca Pessoal tem alguns pilares, que são:


1.    Clareza, que tanto nos faz seguir os nossos objetivos e metas, como auxilia a nossa comunicação.


2.    Consistência, que permite com que tenhamos presença na mente das pessoas por algo se queira ser reconhecido.


3.    Constância, que determina a frequência que mantemos o nosso público informado de quem somos. Quem não aparece não é lembrado, não é mesmo?


Tem uma frase de Jeff Bezos, o CEO da Amazon, que diz muito do que se trata o Personal Branding:


"Personal Branding é o que as pessoas falam sobre você quando você não está na sala".

É isso. É como a sua reputação é tratada pelos outros.


Já o Marketing Pessoal é o conjunto de estratégias e ações que são elaboradas para alavancar sua Marca Pessoal. É com ele que você comunicará sua marca ao mercado. É como você irá passar, com ferramentas adequadas, para seu público pelo que você quer ser lembrado.


E por que é tão importante trabalhar o Marketing Pessoal no digital ?

Porque o digital é, na atualidade, o canal mais importante para que suas conexões saibam sobre você.


Simples assim. Se já era importante você estar presente no passado, este novo cenário acelerou a entrada e permanência de alguns, deixou outros sem saber como se comunicar e muitos ainda engatinhando no processo. 


Mas é um caminho sem volta. 


Entenda o digital como uma extensão daquilo que você é no offline. A diferença é que as ferramentas são outras, suas atitudes ficam registradas e pode alavancar (ou negligenciar) sua Marca Pessoal de uma forma muita rápida. 


Algumas dicas para você gerenciar sua Marca Pessoal online:

1. A primeira atitude é dar um Google no seu próprio nome. Com isso é possível ver que tipo de reputação online você tem. As pessoas hoje em dia buscam tudo pelo Google: pessoas, produtos e serviços. Elas querem saber mais sobre quem é você.


2. Gerenciar a marca pessoal em diferentes plataformas. Onde preciso estar? Para isso você deve entender como cada uma delas funciona e quais os objetivos que você quer com elas. Por exemplo: é importante ter um site? Quais são as redes sociais que estão presentes meu público? E como eu gostaria de me comunicar com ele?


Recomendação: estar em pelo menos duas redes sociais. Você não precisa estar em todas, mas deve ser consistente e constante nas que escolher estar. 


3.   Profissional ou pessoal, privado ou público: recebo muitas perguntas na Consultoria sobre que tipo de perfil deveria ter. Não tem certo ou errado. Tem o que importa para seu objetivo. Se você quer manter um conta pessoal para falar com seus amigos e família, tenha. Se você acha que não tem que dividir o que é profissional do pessoal, tenha somente uma. Público e Privado: manter público facilita com que as pessoas te encontrem, mas deixa sua vida pública. Tem algo que você não queira mostrar? As repostas somente você pode dar.


4.   O que postar nas redes sociais: qualquer conteúdo que você ache que seja de interesse do seu público-alvo e/ ou persona. Ah, mas eu sou uma pessoa comum, não tenho objetivo de ser influencer, não quero me expor tanto...Não é sobre se expor. É sobre mostrar quem você é da forma que você quer ser reconhecido por outras pessoas.


Personal Branding é para todo mundo. Lembra da frase de Jeff Bezos? Você não precisa postar a sua vida 24 horas, mas coloque aquilo que julga ser interessante para as pessoas saberem sobre você, o que te torna único.


E para finalizar deixo aqui 7 dicas para melhorar seu Marketing Pessoal nas redes sociais

#1. Fotos: padronize as fotos de perfil de todas as redes sociais, para ser mais fácil te encontrar. Tenha fotos bem tiradas e que não causem arrependimento no dia seguinte.


#2. Use e abuse das Bios: do número de caracteres, de emojis quando aplicáveis, tenha CTA (call to action), se necessário. É sua porta de entrada.


#3. Não seja monotemático: não fale só de política, de esporte, de coronavírus, de filhos, etc...Mostre mais sobre você, em diferentes frentes de conhecimento.


#4. Fontes seguras: só compartilhe notícias de fontes seguras. E se o texto for elaborado por você, cuide bem da gramática.


#5: Seja consistente e constante: você é no online a mesma versão do offline. Nunca se esqueça disso. E não apareça de vez em quando, mostre seu trabalho, suas preferências, hobbies, sempre que puder.


#6: Estabeleça laços com o público: crie o hábito de interagir com quem comenta no seu conteúdo, de trocar informações, de recomendar, de ser genuíno nos relacionamentos.


#7: Publique e consuma conteúdo de qualidade: a forma ideal de mostrar a qualidade da sua Marca Pessoal nas redes sociais é por meio da produção de conteúdo relevante e de valor.  Leia. Se informe e produza.


Bem vindo ao novo mundo, a nova era. A era sem volta.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


© 2025 Cinthia Almeida Personal Marketing Consultancy

bottom of page