Seja na vida pessoal ou no mundo de negócios/ corporativo, a forma pela qual você encara as situações com as quais você se depara faz toda a diferença para sua marca pessoal.
Hoje falarei sobre a diferença entre dois mindsets que nos deparamos diariamente, e que muitas vezes não nos damos conta de que eles estão tão presentes.
A existência de cada uma destas mentalidades pode nos empurrar para o sucesso ou para o fracasso. E são eles: o mindset de escassez e o de abundância, sendo que o primeiro retrata a falta e o segundo a prosperidade.
Vou dizer logo de cara: um elimina ou outro, mas pode ser que em algum momento você já tenha tido um ou outro.
A pessoa com mentalidade de escassez é rodeada por medo, dono de suas verdades, sempre acha que falta alguma coisa. É insatisfeito com suas conquistas e com as conquistas dos outros.
Vive se comparando e se lamentando dos problemas, sem apresentar soluções.
Se transpormos para o mundo corporativo, poderia ser descrito como aquele funcionário que acha que nunca é valorizado pela empresa que trabalha. Que ele dá o sangue pela companhia e ninguém vê o que ele faz. Que todos são promovidos ou mudam de área, mas ele não consegue sair da posição que ocupa.
É também aquele que quando alguém entra na empresa e tenta sugerir mudanças, ele está sempre dizendo que isso não irá funcionar, que é assim que se trabalha ali dentro e qualquer esforço de mudança será em vão.
Ou ainda aquela pessoa que se junta com um grupinho para reclamar do chefe, da empresa, de toda e qualquer ação que a empresa faça, seja ela boa ou não.
No mundo do empreendedorismo seria aquele sujeito que acha que seu trabalho não é visto com valor pelos clientes. Que os clientes sempre querem tirar proveito do que ele faz. Que seus concorrentes sempre estão copiando seu trabalho e roubando seus clientes. Que se um cliente não fecha um contrato ou trabalho com ele, o próximo também não o fará.
Já a pessoa com mentalidade de abundância acredita que as oportunidades existem para todas as pessoas.
E sabe que sempre haverá um lugar ao sol para cada um, pois acredita no seu potencial e vai a luta para conquistar o que quer. Sem se comparar, mas acreditando em si e nas soluções que irá encontrar.
É uma pessoa mais satisfeita, mas não conformada, que sabe que mudanças acontecem e tiram o melhor proveito delas para gerar oportunidades.
Se pensarmos em exemplos de pessoas com esta mentalidade no mercado corporativo temos aqueles que apresentam suas habilidades com maestria, fazem o 80% do trabalho e se preocupam com os 20% da autopromoção, pois entendem que além de fazer é preciso mostrar.
São aqueles que entendem que desafios diários irão aparecer e que buscam se concentrar nas soluções para os problemas, além de antecipar o que for possível para evitar retrabalho.
Veem que para conseguir uma promoção ou movimento de carreira precisam melhorar seus próprios desempenhos e buscam feedback constante com seus gestores para saber o que precisam fazer para chegar onde querem chegar. Sem se comparar com seus colegas, trabalhando em equipe e encorajando o time a melhorar, pois sabem que há lugar para quem quiser crescer.
Os empreendedores com este mindset são aqueles que acreditam nos seus diferenciais e de suas empresas. Que criam um ambiente inovador mesmo que seu negócio já exista no mercado. Que pensa nas oportunidades de crescimento, sem olhar somente para os concorrentes, mas para o que o mercado e o consumidor precisam.
São pessoas que entendem que clientes são parceiros, que compartilham suas ideias sem medo de serem copiadas, mas com o objetivo de haver uma colaboração entre ambos os lados para melhorar o negócio.
Estão sempre buscando novos aprendizados e não param de aprender em qualquer ambiente que estejam.
Você deve estar pensando agora em pessoas que conhece e que se encaixam em cada uma destas mentalidades.
Eu já tive um mindset de escassez. Confesso!
Já culpei as circunstâncias por perdas enormes que sofri. Já achei que a grama do vizinho era mais verde que a minha nos momentos que eu me desacreditei.
Mas meu mindset mudou. E hoje eu tenho um mindset de abundância!
E não foi fácil virar esta “chavinha” de mentalidade. A mudança do meu mindset veio com o ações que compartilho com vocês aqui e que fizeram toda a diferença na minha vida:
Muito autoconhecimento: é importante você descobrir quais são seus valores e gaps de ajustes. O que te leva a ter um pensamento escasso e como dentro do que você acredita isto pode ser mudado, seja por novos hábitos, aprendizados e vontade de mudança.
Contato e atração por pessoas que pensam positivamente: muitas vezes, quando temos uma convicção de algo, atraímos pessoas com o mesmo pensamento. Acabamos nos aproximando de pessoas que ou nos levam para cima ou nos levam para baixo. Portanto, aproxime -se de pessoas que tenham pensamento de abundância. Fuja daquelas que te empurram para o abismo da falta, da escassez.
Estudo de psicologia positiva: eu me aprofundei no assunto, busquei livros e cursos online que pudessem me ajudar a ver o lado bom das coisas, mesmo quando tivesse passado por momentos não tão fáceis. E acredite: fazer os exercícios diários e propostos pela psicologia positiva me fizeram mudar hábitos que eu nem sabia que tinha, como o da reclamação, por exemplo.
Aceitação de que incertezas são as únicas certezas que temos. Quando eu me propus a aceitar que não consigo controlar tudo e que viver o não controlável tem muito mais benefícios, meu mindset mudou drasticamente. A graça da vida são as boas surpresas. E aquilo que acontece e que não é uma boa surpresa sempre traz um aprendizado para melhorar. Ver que a incerteza é um aprendizado, me ajudou muito.
Pensar em abundância não só melhorou meus relacionamentos, como também meu marketing pessoal.
E sabe por que?
Tudo isso porque eu me conectei com as minhas falhas, as corrigi (e tento corrigir diariamente), me relaciono com pessoas expansivas, e interpreto o mundo como um lugar para aprendizados diários, com infinitas possibilidades.
E o seu mindset, como está?
Commentaires